Sapucaeira e região sem transporte coletivo por causa das estradas

Pouca estrutura para dar conta de muita estrada
Arquivo

Há 15 dias, moradores da localidade de Sapucaeira só têm duas alternativas de deslocamento para a sede do município de Ilhéus: de carona ou à pé até o povoado de Búzios, onde, por enquanto, há a alternativa do transporte coletivo. De acordo com moradores da localidade, as empresas de ônibus deixaram de prestar o serviço por conta das péssimas condições de trafegabilidade nas estradas vicinais da região. O problema também atinge moradores de regiões próximas como a localidade de Santana.

A complexidade das estradas vicinais de Ilhéus é, sempre, um grande entrave nas administrações municipais. O município tem uma extensa zona rural. A maior parte do território do município é distribuida entre dez distritos e inúmeros povoados e localidades. Ilhéus tem uma malha viária rural equivalente à distância da sede do município ao estado do Rio de Janeiro. Mas não possui uma frota de tratores e máquinas para dar manutenção preventiva às estradas, por onde se escoa a maior parte da produção dos pequenos agricultores da região.

Por conta disso é sempre tema de debate nas campanhas eleitorais. Mas, sem solução definitiva, durante o exercício dos mandatários.